|
|
menu superior
Selo de Certificação do SGQ Logomarca de Acessibilidade Selo de aprovação de Acessibilidade
Mensagens de Erro
MENSAGENS DE ERRO
Apresentação



[ERRO-1] O arquivo informado não existe.
Explicação: o arquivo não se encontra no disco onde se está efetuando a transmissão. Selecione um arquivo válido e tente novamente.

[ERRO-2] Competência inválida.
Explicação: a competência deve ser informada no formato mês/ano. Exemplo: 02/2008 indica a competência de fevereiro de 2008.

[ERRO-3] Código IBGE inválido.
Explicação: o código IBGE tem que ser um valor contendo nove dígitos. Estes dígitos têm que representar o código do município ou o do estado. No caso do estado, deverá ser os dois dígitos do código IBGE do estado seguido de quatro zeros.

[ERRO-4] Este usuário não está habilitado a transmitir o arquivo.
Explicação: o usuário não está habilitado para transmitir arquivos do sistema selecionado. O usuário deverá entrar em contato com sua Secretaria Estadual de Saúde. A indicação de que o usuário está habilitado ou não se encontra no cadastro de usuários do CNES.

[ERRO-5] Erro de Conexão com a internet
Explicação: esta mensagem pode ocorrer quando o computador do usuário não está conectado à internet. Deve-se entrar em contato com o suporte local de rede para solução do problema.

[ERRO-6] Fora do prazo para envio da competência!
Explicação: A data limite para envio de dados da competência selecionada expirou. Esta competência será reaberta para os sistemas SIA/SIH no mesmo período da próxima competência. Para o sistema SCNES será necessário enviar uma Declaração de Não Envio no mesmo período da próxima competência.

[ERRO-7] Esse arquivo foi gerado com uma versão antiga do SCNES. Favor gerar novamente o arquivo com a versão atual do sistema.
Explicação: deverá ser feito o download da versão mais nova do CNES e o arquivo deverá ser regerado.

[ERRO-8] Esse arquivo já foi transmitido.
Explicação: a transmissão já foi realizada e processada. Se for o caso, o arquivo deverá ser excluído (solicitar à CGSI). Somente após a exclusão, o arquivo poderá ser retransmitido.
OBS: o SIASUS possui arquivos próprios para retransmissão. Um arquivo de retransmissão (possuem uma letra R no seu nome) não pode ser enviado antes de um arquivo normal.

[ERRO-9] Não existe um ofício cadastrado na base de dados DATASUS autorizando esta retransmissão.
Explicação: no caso do SIASUS, quando uma retransmissão é realizada fora do prazo da competência, um ofício deverá ser enviado para CGSI que cadastrará uma exceção específica para retransmissão.

[ERRO-10] Essa retransmissão já foi realizada.
Explicação: no caso do SIASUS, este erro ocorre quando um arquivo de retransmissão é enviado novamente.

[ERRO-11] Essa competência já foi transmitida.
Explicação: indica que um arquivo da competência selecionada já foi enviado.

[ERRO-12] Erro de comunicação com o servidor.
Explicação: algum problema de comunicação com o servidor do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual ocorreu. Tente novamente mais tarde. O sítio pode estar congestionado.

[ERRO-13] Erro inesperado.
Explicação: um erro não previsto pelos programadores ocorreu. Entrar em contato imediatamente com o suporte.

[ERRO-14] Usuário/Senha inválidos!
Explicação: o código IBGE, o CPF ou a senha podem ter sido informados de forma errada. Informe os dados de forma correta e tente novamente.

[ERRO-15] Existe uma versão mais atual do transmissor que deve ser baixada antes de se efetuar novos envios de arquivo.
Explicação: versões mais novas do transmissor podem ser lançadas de tempos em tempos. A transmissão de arquivos somente poderá ser feita com a versão mais recente do sistema que deverá ser obtida no site do Transmissor (http://transmissor.datasus.gov.br).

[ERRO-16] Arquivo já existe no disco.
Explicação: o arquivo existe no disco do servidor do Ministério da Saúde. A transmissão não será possível de ser realizada. O suporte deverá ser acionado.

[ERRO-17] Não foi possível estabelecer uma conexão com o Ministério da Saúde. Verifique se sua conexão com a internet está ativa ou se o firewall (software de proteção de acesso a internet) está configurado corretamente. Aconselhamos entrar nem contato com sua equipe técnica de rede para liberar o acesso total do Transmissor na internet.
Explicação: mensagem auto-explicativa.

[ERRO-18] A competência tem que ser informada.
Explicação: o preenchimento da competência é obrigatório para o envio de dados. Caso a mesma não seja informada, a transmissão não poderá ocorrer.

[ERRO-19] A senha tem que ser informada.
Explicação: o preenchimento da senha é obrigatório para o envio de dados. Caso a mesma não seja informada, a transmissão não poderá ocorrer.

[ERRO-20] Arquivo inválido.
Explicação: nenhum arquivo ou um arquivo inválido foi selecionado pelo usuário. Apenas arquivos cujos nomes sejam válidos para o sistema selecionado podem ser transmitidos.

[ERRO-21] Competência não cadastrada.
Explicação: a competência digitada pode ser válida, mas não está cadastrada no sistema.

[ERRO-22] Ocorreu um erro ao transmitir os dados.
Explicação: este ocorre quando a conexão com o servidor é terminada de forma inesperada. O servidor pode estar congestionado ou a conexão de internet do usuário ficou indisponível durante a transmissão.

[ERRO-23] Arquivo chegou ao servidor corrompido.
Explicação: apesar de raro, é possível que o conteúdo de um arquivo chegue corrompido ao servidor do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual. O arquivo deverá ser retransmitido.

[ERRO-24] Endereço internet do servidor inválido.
Explicação: o endereço de internet do servidor do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual está cadastrado de forma errada. O fato deverá ser informado ao suporte.

[ERRO-25] Usuário não foi autenticado.
Explicação: ocorreu uma tentativa de transmissão de um arquivo sem que as informações de senha, CPF e código IBGE tenham sido previamente validados. A transmissão não será realizada.

[ERRO-26] Não foi possível estabelecer uma conexão com a SES. Verifique se sua conexão com a internet está ativa ou se o firewall (software de proteção de acesso a internet) está configurado corretamente. Aconselhamos entrar em contato com sua equipe técnica de rede para liberar o acesso total do Transmissor na internet.
Explicação: O envio de arquivos para SES é importante, mas é opcional. O arquivo deve ser trasferido com sucesso para o DATASUS.

[ERRO-27] A competência, o código IBGE e a senha têm que ser preenchidos antes de selecionar o arquivo.
Explicação: a escolha do arquivo somente será possível após o preenchimento dos dados citados. Com isso, somente aparecerão para o usuário os arquivos válidos para o sistema selecionado.

[ERRO-28] O arquivo tem que ser selecionado antes de se efetuar a transmissão.
Explicação: este erro ocorre quando o usuário clica no botão de transmissão sem que antes um arquivo seja selecionado.

[ERRO-29] Sistema em manutenção. Tente efetuar o envio mais tarde.
Explicação: O sistema encontra-se em manutenção. Nenhum envio poderá ser realizado até que o sistema seja liberado pela equipe de desenvolvimento.

[ERRO-30] O envio de dados para este tipo de arquivo encontra-se temporariamente bloqueado. Tente efetuar o envio mais tarde.
Explicação: a equipe responsável pelo sistema ao qual se refere o tipo de arquivo está efetuando alguma manutenção. Durante este tempo nenhum arquivo deste sistema poderá ser enviado. Arquivos de outros sistemas poderão ser enviados normalmente.

[ERRO-31] Arquivo chegou ao servidor da SES corrompido.
Explicação: apesar de raro, é possível que o conteúdo de um arquivo chegue corrompido ao servidor do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual. O arquivo deverá ser retransmitido.

[ERRO-32] Ocorreu um erro ao transmitir os dados para a SES.
Explicação: este erro ocorre quando a conexão com o servidor é terminada de forma inesperada. O servidor pode estar congestionado ou a conexão de internet do usuário ficou indisponível durante a transmissão.

[ERRO-33] Este município não está habilitado a transmitir o arquivo.
Explicação: os municípios possuem uma classificação. Caso o município seja pleno, ele poderá enviar qualquer tipo arquivo. Caso ele não seja, ele poderá enviar CNES, SIASUS e SIAB. Caso o município não faça parte do pacto de gestão ele não poderá enviar nenhum arquivo

[ERRO-34] Não é possível enviar o arquivo .DNE pois já existe envio anterior de arquivo .BCK para a competência informada.
Explicação: mensagem auto-explicativa.

[ERRO-35] Não é possível enviar o arquivo .DNE pois a competência informada tem mais de 6 competências anteriores a competência corrente.
Explicação: Os arquivos .DNE possuem validade de até 6 competências para trás a contar da última competência vigente para serem enviados. Maiores esclarecimentos entrar em contato com a CGSI.

[ERRO-36] Tempo limite de conexão com o servidor, para o envio de uma remessa, expirou.
Explicação: Ocorre quando o tempo máximo de 60 minutos de conexão com o servidor do Datasus, para o envio de uma remessa, expira (time out). Verifique se a conexão está lenta ou se outro aplicativo ou download/upload está consumindo a banda da internet.

[ERRO-37] Não é possível enviar o arquivo de Reprocessamento (R) sem antes enviar um arquivo normal (N).
Explicação: Antes de enviar um  arquivo de Reprocessamento (R) é necessário ter enviado antes um arquivo normal (N) da competência informada. 

[ERRO-38] Só é possível enviar outro arquivo de Reprocessamento (R) para substituir o arquivo existente.
Explicação: Mensagem auto-explicativa. 

[ERRO-39] Arquivo não consta como transmitido.
Explicação: O arquivo selecionado para emissão da segunda via do comprovante não consta na base de dados do Ministério da Saúde. Só é possível emitir segunda via das remessas transmitidas com sucesso. 

[ERRO-40] Arquivo já transmitido. Não é possível reenviar para essa competência.
Explicação: Só é possível o reenvio de arquivos processados com sucesso para a competência mais atual. 

[ERRO-41] Arquivo com tamanho inválido.
Explicação: O arquivo selecionado para transmissão está zerado. Por favor selecionar um arquivo com conteúdo.